O Projeto LdoD na Casa Fernando Pessoa

Sandra Bettencourt e Diego Giménez participaram, no passado dia 24 de março de 2014, na Casa Fernando Pessoa em Lisboa, num colóquio dedicado aos escritores Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges. Seguindo o percurso iniciado no ano de 1983 pelo crítico Emir Rodríguez Monegal no II Congresso Internacional de Estudos Pessoanos, no qual relacionou pela primeira vez os dois escritores – listando uma série de tópicos comuns como a origem judia, a formação bilingue, o gosto pela literatura inglesa e a paixão pelas filosofias idealistas -, os participantes no encontro ‘Pessoa e Borges em Lisboa’ apresentaram a actualidade dos estudos sobre os dois autores.

Com uma comunicação intitulada «O arquivo de Babel: Os espaços infinitos do Livro em Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges»,  Sandra Bettencourt falou das semelhanças entre um e outro usando o arquivo como nexo de comparação.

Pela sua parte, Diego Giménez, com uma comunicação intitulada «Realidade e representação em Pessoa, Borges e Berkeley», falou da relação entre Pessoa e Borges com as teorias do filósofo George Berkeley.

Sandra Bettencourt sempre estudou, e viveu, em Coimbra. Aí completou a licenciatura em Estudos Artísticos, variante de Cinema (2007), bem como o mestrado em Estudos Literários e Culturais (especialização em Literatura de Língua Espanhola), com a dissertação «Labirintos Hipertextuais: Possibilidades cartográficas da espacialidade em Jorge Luis Borges» (2010). Os seus interesses actuais vão desde o cinema à literatura, à performance, aos novos média e aos estudos culturais, com especial preferência pelos diálogos interartes e transculturais.

Diego Giménez, licenciado em Filosofia na Universidade de Barcelona (UB) e mestre em Estudos Literários pela mesma universidade, tem realizado diferentes actividades relacionadas com a literatura e o jornalismo. Trabalhou na redacção de La Vanguardia.com e co-fundou em 2008 Revista de Letras. Actualmente realiza um doutoramento em literatura e pensamento na UB, onde investiga o Livro do Desassossego. É também investigador na Universidade de Coimbra, onde trabalha no projecto «Nenhum Problema tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego».

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: